Como surgem as tendĂȘncias? - Trickle down, Bubble Up e Trickle Across
- Isabella Mirindiba
- 1 de abr. de 2020
- 3 min de leitura
A moda Ă© um campo cheio de ditadores. Desde sempre podemos encontrar aquelas pessoas prontas para dizer o que estĂĄ e o nĂŁo estĂĄ na moda. O que estĂĄ in e o que estĂĄ out. Mas afinal, quem diz a esses ditadores o que Ă© tendĂȘncia? Existem trĂȘs movimentos que explicam isso: trickle down, bubble up e trickle across. Para iniciar nossa conversa, comecemos pelo trickle down.
Trickle down (gotejamento)
O trickle down Ă© um movimento de dispersĂŁo de tendĂȘncias que se assemelha a um gotejamento.

Grandes estilistas criam coleçÔes para passarelas e logo os Ăcones fashion começam a usar as peças. A mĂdia se interessa e começa a divulgar imagens de fashionistas usando as criaçÔes de marcas importantes. Essas imagens chegam aos olhos da classe mĂ©dia que começa a aspirar as Ășltimas novidades. Quando esta classe se satura e perde o interesse nessas peças, as tendĂȘncias passam a fazer parte do pĂșblico geral e lojas populares. Ou seja, estilistas de marcas famosas e de luxo acabam "gotejando" tendĂȘncias atĂ© chegarem Ă s classes mais baixas e Ă s lojas populares. Um exemplo muito claro do trickle down Ă© o diĂĄlogo entre Andrea e Miranda no filme O Diabo Veste Prada. Quando Miranda pondera sobre a utilização de dois cintos, supostamente, muito semelhantes, Andrea ri da situação e Miranda a responde da seguinte forma:Â
Miranda: Algo engraçado?
Andrea: NĂŁo, nada. Ă que para mim estes dois cintos sĂŁo iguais. Eu ainda estou aprendendo sobre esta coisa.
Miranda: Esta âcoisaâ? Ah, entendi. VocĂȘ acha que isso nĂŁo tem nada a ver com vocĂȘ. VocĂȘ abre o seu guarda-roupa e pega, sei lĂĄ, um suĂ©ter azul todo embolado porque vocĂȘ estĂĄ tentando dizer ao mundo que vocĂȘ Ă© sĂ©ria demais para se preocupar com o que vestir. Mas o que vocĂȘ nĂŁo sabe Ă© que esse suĂ©ter nĂŁo Ă© somente azul. NĂŁo Ă© turquesa. Ă âcerĂșleoâ. E vocĂȘ tambĂ©m Ă© cega para o fato de que em 2002, Oscar de La Renta fez uma coleção com vestidos somente nesse tom. E eu acho que foi Yves Saint Laurent, que criou jaquetas militares em cerĂșleo. E o cerĂșleo começou a aparecer nas coleçÔes de muitos estilistas. E logo chegou Ă s lojas de departamentos. E acabou como um item de liquidação nessas lojinhas de beira de esquina. E foi assim que chegou a vocĂȘ. E sem dĂșvida esse azul representa milhĂ”es de dĂłlares em incontĂĄveis empregos. E Ă© meio engraçado como vocĂȘ acha que fez uma escolha que te exclui da indĂșstria da moda, quando, na verdade, vocĂȘ estĂĄ usando um suĂ©ter que foi selecionado para vocĂȘ pelas pessoas nesta sala entre uma pilha de âcoisasâ.
Bubble up (ebulição)
O prĂłximo movimento de dispersĂŁo de tendĂȘncias Ă© o bubble up. Imagine uma chaleira com ĂĄgua em ebulição. As bolhas sobem de baixo para cima, certo? Ă exatamente esse o movimento do bubble up.

O que acontece neste caso Ă© o movimento contrĂĄrio ao trickle down. As massas começam a usar determinada roupa ou acessĂłrio como sĂmbolo de originalidade e personalidade. A classe mĂ©dia percebe uma movimentação acerca de um determinado produto e decide experimentar. Assim que a mĂdia nota que a popularidade de uma peça de roupa ou acessĂłrio começa a subir entre os membros da classe mĂ©dia ela começar a divulgar como usar esse determinado produto. Ăcones fashion e as classes mais altas começam a se interessar por uma nova forma de modernizar seus looks e acabam aderindo e demandando que grandes marcas reproduzam os seus gostos. Por fim, para atender aos pedidos de classes mais altas e nĂŁo ficar fora da tendĂȘncia, o mercado de luxo adere ao movimento e começa a reproduzir elementos do estilo nas passarelas. Um exemplo do bubble up Ă© o estilo punk.

Muito conhecido pelas ruas de Londres, essa tribo urbana demonstrou tanta originalidade e estilo que atingiu as passarelas de Vivienne Westwood.

Trickle across (gotejamento cruzado)
O trickle across Ă© fruto da globalização. Acontece quando as tendĂȘncias se movimentam de cima para baixo, de baixo para cima e lateralmente. Ao mesmo tempo que grandes passarelas influenciam as massas, o oposto tambĂ©m ocorre. O fenĂŽmeno de dispersĂŁo lateral Ă© visto quando lĂderes de uma parte da pirĂąmide influenciam seus seguidores a usarem determinada roupa ou acessĂłrio. Um exemplo do gotejamento cruzado Ă© o streetstyle, pois podemos ver elementos misturados de grandes marcas de luxo com elementos provenientes de tribos urbanas e da massa.
E aĂ, vocĂȘs sabiam que as tendĂȘncias se dispersavam assim?
REFERĂNCIAS DAS IMAGENS