Quando faço a Análise de Coloração Pessoal dos meus clientes, a primeira coisa que avalio é o contraste pessoal. Desta forma, consigo informações sobre profundidade, combinação de estampas e o quanto um cabelo pode ser clareado. Mas, em primeiro lugar, antes de vermos na prática o que significa o contraste pessoal, trago a definição de contraste cromático para vocês:
Contraste cromático é a relação entre as cores que define as suas diferenças. Quando duas cores diferentes entram em contraste, este intensifica as diferenças entre ambas.
Grosso modo, contraste é a diferença de um tom para o outro e, quanto maior for a diferença entre eles, mais alto é o contraste. Assim sendo, o contraste pessoal é medido em uma escala de 0 a 10, sendo o branco correspondente ao 0 e o preto ao 10.
Para analisar o contraste pessoal é necessário seguir alguns passos:
Tire uma foto do rosto;
Remova toda a saturação da imagem, tornando-a preto e branco;
Observe os tons de preto a branco da pele, cabelo e olhos;
Identifique o tom mais escuro e o mais claro;
Subtraia os valores e assim você saberá quantos graus de contraste há entre os tons.
Por exemplo:
Quanto mais alto for o contraste pessoal, mais dramaticidade e força transmite a imagem; quanto menos contraste, mais delicadeza e acolhimento. Observe as imagens:
<<< DELICADEZA______________________________________________________FORÇA >>>
O contraste pessoal também interfere diretamente nas estampas que escolhemos. Para um look mais harmônico, opte por uma estampa que repita o seu contraste natural. Seguem exemplos:
Mas afinal, qual é o seu contraste pessoal? Faça o teste e deixe seu resultado nos comentários!
O meu deu número de intervalo 8, seria qual contraste ?