O momento de guerra não era propicio para se pensar em bebês, logo, a imagem da mulher fértil e sensual começa a desaparecer. As linhas curvas abrem espaço para linhas mais robustas e retas. As cores, que anteriormente eram suaves e pálidas, abriram espaço para cores escuras e sóbrias. Essa mudança se deu pelo fato de as mulheres necessitarem buscar elementos de cor do guarda-roupa masculino para se afirmarem em um ambiente majoritariamente masculino. Além disso, as cores escuras também remetiam ao momento de luto que a Europa estava passando (TEIXEIRA, 2018).
Após a Primeira Guerra Mundial, as europeias queriam esquecer os anos de sofrimento e repressão que passaram, desta forma, seus guarda-roupas passam por uma nova transformação. Chegam os anos 20, também conhecidos como “Anos Loucos”. Foi um período de liberação sexual, androginia e a volta dos elementos de luxo e ostentação (MENDES, 2004).
As linhas geométricas das roupas permanecem, os macacões pesados dão lugar a vestidos com linhas retas e sem cintura marcada. As saias longas da Belle Époque, que deram lugar às calças, agora abrem espaço para vestidos e saias mais curtos. Elementos do guarda-roupa masculino começam a se misturar com os do feminino e características andróginas começam a aparecer (MOUTINHO; VALENÇA, 2000).
Figura 4: Mulheres usando vestidos nos anos 20.
Sem o uso de espartilhos, as roupas adquirem uma fluidez devido aos tecidos mais leves. As roupas ganham ornamentos metálicos e os cabelos recebem o famoso corte à la garçonne. As mulheres começam a se empoderar e até mesmo expressar sua sensualidade e sexualidade nos bares de jazz – estabelecimentos que ficaram muito famosos na época (MOUTINHO; VALENÇA, 2000).
Figura 5: Corte de cabelo à la garçonne.
Como pôde ser percebido, o comportamento das pessoas é reflexo dos acontecimentos históricos de um período, assim como a moda. Da Belle Époque podem ser observadas as linhas curvas, cores suaves e uma estética feminina e delicada; já no período de guerra, linhas geométricas, cores escuras e vestimentas utilitárias prevaleceram; por fim, mas não menos importantes, os “Anos Loucos” ficaram com a sensualidade da Belle Époque e a herança das linhas geométricas da Primeira Guerra Mundial. Transformações que a guerra ocasionou.
REFERÊNCIAS
DOUAT, P. As cores da moda entre 1900 e 1920. Moda Brasil. Disponível em: http://www2.uol.com.br/modabrasil/forcas_moda/cores_fashion/. Acesso em: 20 nov 2019.
LAVER, J. A Roupa e a Moda: uma história concisa. São Paulo. Companhia das Letras. 1996.
MENDES, V. A Moda do Século XX. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
MOUTINHO, M; VALENÇA, M. A moda no século XX. Rio de Janeiro: SENAC, 2000.
TEIXEIRA, D; SILVA, S. A moda em tempos de guerra: Da saia sino à androginia. Achiote: Revista Eletrônica de Moda, v. 6, n. 1, p. 49-68, set 2018.
FIGURAS
Figura 1: Guarda-roupa feminino da Belle Époque. SANA. Século XIX – Parte 3: Moda na Belle Époque e Era Eduardiana. Disponível em: <http://modahistorica.blogspot.com/2013/05/seculo-xix-parte-3-moda-na-belle-epoque.html>. Acesso em 20 nov 2019.
Figura 2: Mulheres vestindo macacões. ESTILOCULT. A moda durante a Primeira Guerra Mundial – 1914-1918. Disponível em: <https://estilocultblog.wordpress.com/2016/06/13/a-moda-durante-a-primeira-guerra-mundial-1914-1918/>. Acesso em: 20 nov 2019.
Figura 3: Mulheres vestindo roupas da Aeronáutica. SANTI, Caroline. Moda na 1ª Guerra Mundial. Disponível em: <https://carolinesanti.wordpress.com/2014/04/28/moda-na-1-guerra-mundial/>. Acesso em: 20 nov 2019.
Figura 4: Mulheres usando vestidos nos anos 20. SANTI, Caroline. Moda na 1ª Guerra Mundial. Disponível em: <https://carolinesanti.wordpress.com/2014/04/28/moda-na-1-guerra-mundial/>. Acesso em: 20 nov 2019.
Figura 5: Corte de cabelo à la garçonne. +QUARENTA. Sobre décadas, moda e beleza... Disponível em: <http://www.maisquarenta.com.br/2013/05/moda-arte-e-beleza.html>. Acesso em: 20 nov 2019.
Comments